top of page

ATENÇÃO! EM EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS NÃO PODEM TER JUROS MORATÓRIOS SUPERIORES A 1% AO MÊS.


ree

Juros MORATÓRIOS são aqueles juros acrescidos nos financiamentos e empréstimos em geral quando houver atraso no pagamento da parcela.

.

São aqueles “jurinhos” cobrados no boleto pago após a data de vencimento.

.

Acontece que esses juros NÃO PODEM ULTRAPASSAR 1% AO MÊS, exceto para contratos bancários específicos, como os rurais, o que não é respeitado por muitos Bancos e Instituições Financeiras,.

.

Muitas vezes essas instituições tentam camuflar a cobrança exagerada desses juros ao cobrá-los diariamente. Exemplo: 0,33% ao dia.

.

Isso porque num olhar desavisado se pode pensar que não se está cobrando juros superiores a 1%, contudo, calculando-se exatamente, no exemplo acima, estariam sendo cobrados 9,9% de juros ao final do mês, contrariando limite já pacificado pelo SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (TEMA 30).

.

Não pode. É ilícito por parte de quem o pratica.

.

Vale lembrar aqui que esses juros não são aqueles cobrados pelos Bancos e Instituições financeiras à título de remuneração pelo empréstimo ou financiamento, já que estes seriam os juros remuneratórios.

.

Os juros remuneratórios são de regramento complexo e os abordaremos na próxima semana, pois são fonte de muitas dúvidas e abusos.

.

O importante é ter conhecimento de que o credor não pode cobrar penalidades ilimitadas na ocorrência de inadimplemento.

.

Você conhece seu contrato?

.

Informação é poder (Steve Jobs).

.

Acesse nosso EBOOK preparado especialmente com a lista de documentos necessários para o início das renegociações no link: https://tinyurl.com/ybkxej2u .

.

Para saber mais sobre esse tipo de informação se inscreva e acompanhe nosso canal, também não deixe de curtir e compartilhar com alguém que você acredita que possa ser ajudado pelo conteúdo.

.

Nossas mídias sociais:

.

Whatsapp: 12. 99123-7897 ou direto pelo link https://tinyurl.com/y96dopc7

.

Raquel Benedetti Cepinho

OAB/SP 235.899

 
 
 

Comments


bottom of page