A FINAL O QUE SÃO JUROS ABUSIVOS?
- Raquel Cepinho
- 19 de abr. de 2021
- 2 min de leitura

Primeiramente precisamos diferenciar as categorias de juros.
.
No artigo passado vimos que juros moratórios são aqueles cobrados no caso de atraso no pagamento da parcela, do boleto, empréstimos em geral. Esses não poderão ultrapassar a 1% ao mês, exceto para alguns contratos específicos como de empréstimos rurais.
.
Vimos também que não é rara a instituição financeira lançar equivocadamente juros moratórios excessivos no contrato, onerando você no caso de atrasos.
.
Bom, a ideia correta é: “atrasei, devo arcar com a penalidade, contudo, no limite que a lei permite. Nada a mais!”
.
Mas são esses os famosos juros abusivos?
.
Na realidade não.
.
Além dos juros moratórios (cobrados pela mora, atraso no pagamento), existem os JUROS REMUNERATÓRIOS, que funcionam como o lucro das instituições bancárias sobe o valor emprestado / bem financiado ao cliente.
.
Numa visão mais “popular” seriam o aluguel sobre o dinheiro / capital emprestado.
.
E cada Financeira / Banco tem certa liberdade para operar no mercado com as “taxas” (juros) que melhor atendam aos seus interesses financeiros.
.
Contudo, essa “liberdade” não é total e absoluta, pois os Bancos e Financeiras não podem operar com juros muito acima da MÉDIA DE MERCADO, ditada mensalmente pelo Banco Central, verificados por meio das SÉRIES TEMPORAIS (https://tinyurl.com/h6gk2jl).
.
Funciona assim: todos os meses os Bancos são obrigados a informar a taxa de juros que estão a operar no mercado. O Banco Central recolhe essas informações e dela, por um processamento matemático e de econometria, lança a média de mercado referente ao mês e ao tipo de operação (exemplo: rotativo de cartão de crédito; financiamento de veículos; financiamentos imobiliários e demais).
.
Portanto, caso o Banco / Instituição tenha cobrado num determinado contrato taxa de juros muito acima da média de mercado daquele respectivo mês, em termos gerais, restará verificada a abusividade dos juros, ou seja, JUROS ABUSIVOS.
.
Contudo, delimitar exatamente se determinados juros são abusivos não se trata de tarefa fácil, já que a TAXA MÉDIA DE MERCADO se trata apenas de um referencial, um parâmetro.
Existem diversas divergências nos tribunais brasileiros a respeito do limite para que passem a serem considerados abusivos e a limitação deverá ser modulada caso a caso, dentro das particularidades do caso concreto.
.
Em termos gerais, teremos abusividade quando:
1 – Quando o Banco / Instituição Financeira não conseguir comprovar que a taxa cobrada é a expressa no contrato;
2 – Quanto a taxa de juros apresentar expressa discrepância com a média de mercado, em geral, quando verificadas taxas superiores a uma vez e meia à do mercado.
.
E no seu caso? Sabe qual a taxa de juros cobradas no seu contrato?
.
Informação é poder (Steve Jobs).
.
Acesse nosso EBOOK preparado especialmente com a lista de documentos necessários para o início das renegociações no link: https://tinyurl.com/ybkxej2u .
.
Para saber mais sobre esse tipo de informação se inscreva e acompanhe nosso canal, também não deixe de curtir e compartilhar com alguém que você acredita que possa ser ajudado pelo conteúdo.
.
Nossas mídias sociais:
.
Facebook: @advocaciaraquelbenedetticepinho
Instagram: @advocaciaraquelcepinho
Whatsapp: 12. 99123-7897 ou direto pelo link https://tinyurl.com/y96dopc7
.
Raquel Benedetti Cepinho
OAB/SP 235.899
Comments